SOLUÇÕES ECONOMIES





Selecione abaixo o índice que deseja visualizar:



índices fiscais

Veja aqui as definições e as atualizações dos principais índices fiscais.


IPI - Arrecadação por Setores

O Imposto sobre produtos industrializados é um tributo criado pelo governo brasileiro em 1966, em substituição ao Imposto de Consumo. Recolhido na fonte de produção das mercadorias, é incorporado ao preço destas, sendo, portanto, pago pelo consumidor no ato da compra. Incide proporcionalmente sobre o preço do produto, em taxas variáveis: a taxa é mais elevada sobre artigos considerados supérfluos e de luxo (cigarros, automóveis) e mais baixa sobre bens de primeira necessidade (alguns dos quais podem ser isentos da tributação).

Fonte: Dicionário de Economia do Século XXI - Paulo Sandroni



SEPARADOR DE CONTEÚDO

COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

Foi criada em dezembro de 1991. O objetivo era reforçar as finanças públicas e equilibrar o deteriorado e deficitário sistema de seguridade social. Hoje a alíquota da Cofins é de 7,6%.

Fonte: Dicionário de Economia do Século XXI - Paulo Sandroni



SEPARADOR DE CONTEÚDO

IOF - Imposto sobre Operações Financeiras

Tributo criado em 1966, incide sobre as operações de crédito e seguro realizadas por instituições financeiras. São contribuintes do imposto os tomadores de crédito e os segurados. O recolhimento, é de responsabilidade da instituição financeira que mensalmente repassa ao Banco Central. E contas correntes, o IOF é gerado sobre o saldo devedor: se uma conta fica devedora, imediatamente incide sobre ela um imposto sobre o valor devido.

Fonte: Dicionário de Economia do Século XXI - Paulo Sandroni



SEPARADOR DE CONTEÚDO

CIDE - Contribuição sobre a Intervenção no Domínio Econômico

Criada por emenda constitucional em 2001. É cobrada sobre a importação e comercialização de petróleo e seus derivados, gás e álcool etílico.


 







PIS/PASEP

Contribuição social com o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.



SEPARADOR DE CONTEÚDO

FPE e FPM

Parcela das receitas federais arrecadadas pela União e repassada aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. O rateio da receita proveniente da arrecadação de impostos entre os entes federados representa um mecanismo fundamental para amenizar as desigualdades regionais, na busca incessante de promover o equilíbrio sócio-econômico entre Estados e Municípios. Cabe ao Tesouro Nacional, em cumprimento aos dispositivos constitucionais, efetuar as transferências desses recursos aos entes federados.



SEPARADOR DE CONTEÚDO

Receita Tributária Federal

Receita obtida pela União, por meio de impostos, taxas e contribuições.



SEPARADOR DE CONTEÚDO

DLSP - Dívida Líquida do Setor Público

Corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não financeiro (público e privado), o setor privado não financeiro e o resto do mundo. O saldo líquido é o balanceamento entre as dívidas e os créditos do setor público não financeiro e do Banco Central.